
42ª Fomento ao teatro
Cidade que habita em mim é um projeto de difusão cultural e continuidade da pesquisa do Impacto Agasias Grupo de Teatro, coletivo sediado em Heliópolis, zona sul de São Paulo, onde atua há mais de doze anos. A proposta reafirma a vocação do grupo em unir arte, comunidade e transformação social, a partir de um processo que envolve pesquisa teórica e prática, treinamento continuado e a criação do 7º espetáculo de repertório.
O projeto contempla uma temporada de 24 apresentações, sendo 12 na Casa Cultural Alcântara Sampaio, sede conquistada pelo grupo via 5ª edição do Fomento à Cultura da Periferia (2020/2022), e 12 em espaços públicos do município, garantindo acesso gratuito ou a preços populares. Destas, 6 sessões contarão com tradução em Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade.
Além da criação e circulação do espetáculo, o projeto foca na formação artística e comunitária. Serão oferecidas oficinas de corpo e voz, abertas gratuitamente à população, fortalecendo o vínculo com Heliópolis e ampliando conexões com outros coletivos culturais. O espaço da Casa Cultural será ocupado também por artistas locais, consolidando-se como polo de encontro, criação e economia criativa periférica.
No eixo de memória e documentação, o Impacto Agasias realizará a curadoria e publicação de um livro (com coordenação de Alexandre Mate), registrando os doze anos de trajetória, as escolhas estéticas e as experiências acumuladas pelo grupo. Serão também disponibilizadas trilhas musicais do repertório em plataformas digitais e produzido um documentário sobre o processo de pesquisa apoiado por este fomento, assegurando a preservação e a difusão das obras.
O projeto inclui ainda pequenos reparos e manutenções na Casa Cultural Alcântara Sampaio, garantindo maior diversidade de uso do espaço e melhor acolhimento de público e artistas. Dessa forma, Cidade que habita em mim não apenas fortalece o repertório artístico do grupo, mas reafirma a cultura como direito de todas as pessoas, ampliando o acesso e mantendo viva a poesia e a potência da arte feita a partir da periferia.
Abaixo você pode ir acompanhando etapa, por etapa do projeto.


